Casos Novembro Azul
#tbt - Novembro 2019

E o #tbt de hoje é especial! Em novembro de 2019 nós fizemos uma campanha para divulgar o novembro azul no centro de Florianópolis. Durante esse evento o urologista @Roberto.lodeiro.muller , funcionários do CEPON e estudantes de medicina ajudaram a divulgar e informar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Foram feitas entrevistas, entregas de panfletos e foi também montado um banner de divulgação em frente a Catedral Metropolitana de Floripa.

#pracegover
Na foto acima está o Dr. Roberto, de camisa azul, entregando um panfleto de divulgação da campanha Novembro Azul para um senhor que está sentado em uma mesa com outros colegas, enquanto jogam dominó. É possível notar que o grupo é formado por homens e que eles estão curiosos e muito atentos à fala do médico.

Jair 49 anos - Garagista

“Eu sou pessoa muito humilde, que está aí pra ser trabalhador e servir as pessoas. A minha mãe era uma pessoa excelente, humilde, dona de casa e ela teve câncer. Eu sabia que minha mãe iria partir e estava preparado pra isso. O câncer era uma doença terrível e causava muita dor à ela. Eu estava ao lado da minha mãe trazendo positividade pra ela, porque não adianta você ir visitar uma pessoa doente e passar tristeza pra ela, né?! A maneira como eu enxergo a vida mudou completamente depois do falecimento dela. Uma lição que minha mãe me ensinou foi de ser uma pessoa honesta, isto é: “se não é seu…Não pega!” Nunca mexa no que não seja seu…

… A maior conquista da minha vida são os meus netos, mesmo com todos os problemas… os meus netos me preenchem! Levantar de manhã e acordar pra mais um dia é um milagre. Todos os dias são um presente de Deus pra mim. Eu sempre ajudei muitas pessoas! Eu sou uma pessoa muito boa. Sou capaz de ajudar meus inimigos que estão no chão e, por essa vontade de ajudar os outros, eu vou orientar todas as pessoas onde moro quanto à prevenção. Vou dizer pra elas que se você vai mais cedo buscar ajuda, vai dar tudo certo!”

Sentiu-se familiarizado com o relato do Jair? A história dele nos mostra que somos todos parecidos e que não há motivos para não cuidar da própria saúde.
Faça o exame de sangue para rastreio do câncer da próstata!
Procure um médico!

Alcioneu 61 anos - Manézinho da Ilha

“Eu sou mané e sou apaixonado pela ilha. Sou uma pessoa que gosta de viver intensamente porque o futuro pertence a Deus, né? Meu sonho é conduzir a minha família tranquilo, na paz de Deus. Quando eu for embora daqui eu quero que meus filhos tenham orgulho de mim, eu quero dar tudo que tenho de melhor, com carinho, exemplo, proteção e etc. Eu descobri um tumor na axila direita recentemente e era um linfoma. A hora que me deu um “baque”, foi quando o médico disse que eu teria que fazer quimioterapia, isso porque meu sobrinho teve câncer na panturrilha aos 17 anos e teve que fazer quimioterapia. Ele sofria muito, então essa notícia mexeu comigo. No final das contas eu não tive que fazer quimio, então fiquei mais tranquilo. Graças a Deus, hoje em dia está tudo bem. Meu sobrinho, que teve câncer na panturrilha, foi tratado no Hospital Joana de Gusmão, e é considerado o anjo da família porque nunca fez mal pra ninguém. Ele foi embora muito cedo e praticamente sorrindo. Ele sempre lutou muito e tinha esperanças de que sairia dessa… Saúde é coisa séria. Tem que fazer todos os exames de prevenção, porque isso significa descobrir a doença bem antes. Se por acaso for muito tarde, aí não tem mais o que fazer!”

Sentiu-se familiarizado com o relato do Alcioneu? A história dele nos mostra que somos todos parecidos e que não há motivos para não cuidar da própria saúde.
Faça o exame de sangue para rastreio do câncer da próstata!
Procure um médico!

Joares 48 anos - Consultor comercial

“Sou simples, faço esporte, caminhada e moro sozinho. Meu maior sonho é viajar. Gostaria de ir pra Nova Zelândia. Sempre sonhei ir pra lá. A minha maior conquista foi formar todos os meus sobrinhos… …Eu ajudei eles trabalhando muito… Meu pai faleceu com câncer de próstata, por isso eu me preocupo tanto com a prevenção!

O momento mais feliz da minha vida eu não sei dizer qual foi porque eu to sempre feliz. Talvez tenha sido quando a minha sobrinha passou na Federal do Paraná. Ela estudou sempre em um colégio estadual e admiro muito ela por isso, fiquei muito feliz..!

… Eu acho que já fiz a diferença na vida de outras pessoas porque já fiz com que um morador de rua virasse garçom. Ele pediu dinheiro pra mim e eu não dei dinheiro, mas dei trabalho. Peguei esse morador, levei pra casa, deixei ele tomar um banho, dei roupa e coloquei ele pra trabalhar em um evento dos que eu faço e ele se reergueu. O nome dele é Leonardo e ele agora tem um trabalho digno, saiu das drogas e está bem! … A prevenção é essencial, eu gosto de me cuidar, de comer bem e de ser saudável. Eu falo para toda a minha família fazer prevenção e espero que eles façam também.”

Sentiu-se familiarizado com o relato do Joares? A história dele nos mostra que somos todos parecidos e que não há motivos para não cuidar da própria saúde.
Faça o exame de sangue para rastreio do câncer da próstata!
Procure um médico!

Jorge 50 anos - Chileno morando em Floripa - Artesão e fabricante de quadros

“Eu moro em Florianópolis há 10 anos, sou artesão e fabrico quadros. Meu maior sonho tem a ver com democracia e equidade. Eu não queria que as pessoas tivessem tanta ambição em ter dinheiro. Deveria ter uma equidade mais parelha…

….Minha maior conquista está sendo formar a minha filha, que estuda odontologia em São Paulo e falta apenas 1 ano pra terminar. Há 26 anos o nascimento dela foi o momento mais importante pra mim… aos 3 meses ela teve uma suspeita de meningite e isso foi muito forte. O médico disse que ela iria ficar com sequela ou iria morrer e isso me marcou muito. O médico iniciou o tratamento da minha filha e no mesmo dia ela começou a reagir… Depois ele veio e disse que nunca tinha visto uma recuperação tão rápida, minha filha havia reagido e estava ficando bem. Isso me marcou muito. O nome do médico eu lembro até hoje: Robert. Agradeço muito a ele. Essas situações me fizeram crescer como pessoa e ver o quanto saúde e prevenção são sempre o melhor caminho. Os homens foram criados de maneira muito “reaça”, isso faz com que eles evitem buscar a prevenção. O mais importante é a vida, e se a prevenção ajuda nisso, então tem que fazer a prevenção sim.”

Sentiu-se familiarizado com o relato do Jorge?
A história dele nos mostra que somos todos parecidos e que não há motivos para não cuidar da própria saúde.
Faça o exame de sangue para rastreio do câncer da próstata!
Procure um médico!

#HumansOfCEPON #HumansOfFloripa

Apoio: Laboratório Santa Luzia

Obs: as fotos e a entrevista foram realizadas em novembro de 2019.